O Problema não é você, são os dados!

Você se esforça, estuda loucamente, conhece tudo quanto é método estatístico de previsão de vendas, conta com o melhor ERP do século, mas mesmo assim sua previsão de vendas deixa a desejar? Pois é, não importa a qualidade da ferramenta (ou de seu operador), quando os dados estão incorretos é impossível ser feliz.

Na verdade, se você trabalha com previsão de vendas ou gestão de inventário, então provavelmente sabe que o estoque virtual é um dos seus piores inimigos. Tanto na indústria como no varejo, a baixa confiabilidade dos dados de estoque (e de vendas) causa ruídos no cálculo da demanda, gerando problemas no planejamento da produção e/ou abastecimento dos pontos de venda.

O estoque virtual mais comum manifesta-se de duas formas: a mercadoria está na loja, mas não foi disposta nas prateleiras; ou o dado de inventário está incorreto – o que pode acontecer por muitas razões, desde furto até erro nos registros de venda. Quando utilizamos dados incorretos de estoque no cálculo de demanda, evidentemente diminuímos a aderência do nosso modelo de projeção, o que pode levar a erros no planejamento da produção e nos KPIs medidos, que por sua vez resultam em perda de vendas e excesso de estoque de segurança, caso a variabilidade da demanda percebida for superior à da demanda real. Sim, o temido efeito chicote brilha muito nessas horas!

A fim de aprimorar os métodos que utilizamos para tratar esses casos, nós conversamos recentemente com pesquisadores do MIT que mediram os efeitos da falta de acurácia nos dados de estoque e de vendas. No caso yankee, uma indústria norte-americana (que utilizava VMI na gestão de seus estoques) perdia em média 5% das vendas de todos os seus produtos devido a erros nos dados! Enquanto o ERP indicava um nível de serviço de 98% em certo varejista, seu desempenho não chegava a míseros 92%

Se você acha que sua empresa está passando por isso, venha bater um papo conosco. A Genoa oferece serviços de consultoria para avaliar a saúde dos seus estoques, com diagnóstico prescritivo de processos e políticas de abastecimento, entre outros. Além disso, desenvolvemos aplicações para complementar as ferramentas utilizadas pelo cliente, que corrigem os desvios dos dados e aumentam a visibilidade da sua cadeia.

Referência e imagens:

http://supplychainmit.com/2017/01/05/retails-phantom-inventory-menace-or-the-ghosts-of-christmas-present/

http://www.wpbeginner.com/wp-tutorials/how-to-fix-this-site-ahead-contains-harmful-programs-error-in-wordpress/

Imagem: http://www.ezeeburrp.com/inventory-stock-management.php

#varejo #supplychain #cadeiadesuprimentos #estoques

Categorias
Posts recentes
Arquivo
 
Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP