Logística de abastecimento de orgânicos
Você já se pegou pensando por que ainda é tão caro comprar alimentos orgânicos em São Paulo? Reparou que a oferta de orgânicos aumenta a cada dia, porém seu preço ainda é pouco competitivo quando comparado com a produção tradicional?
Diversos fatores são responsáveis por essa situação, entre eles:
propriedades produtoras de pequeno porte;
maior suscetibilidade à pragas;
período de conversão da àrea¹;
criação e manutenção de barreiras para com vizinhos cuja produção é tradicional²;
dificuldade de produção - culturas não naturais ao nosso clima e solo;
baixa produtividade devido ao policultivo;
necessidade de certificação (agricultura tradicional não precisa de certificação);
demanda de mão de obra devido à dificuldade de mecanização deste tipo de cultivo.
Ufa!!!.... O cenário é realmente bem difícil. Mas o leitor que acompanha nosso blog deve estar se perguntando: o que a Genoa tem a ver com isso???
Iniciaremos uma série de pequenos artigos lançados periodicamente, nos quais discutiremos como a logística pode mudar o atual cenário do abastecimento de produtos agropecuários orgânicos, fornecendo produtos a menores preços para o consumidor, bem como garantindo renda aos produtores.
Fonte : Agência paulista de tecnologia de agronegócios
1. Para iniciar uma produção orgânica, a maioria das terras precisam passa por um período de adaptação, desenvolvendo uma produção de maneira não-convencional, mas não podendo vender os produtos como orgânicos, ou seja, o produtor vê sua produção diminuir e sua receita não se elevar.
2. Vendo-se inserido ladeado por agricultores tradicionais, o novo produtor orgânico deve criar e manter uma barreira contra a deriva de agrotóxicos e a invasão das pragas que buscavam as plantações adjacentes, reduzindo assim a área produtiva, computando essa fatia como custo.