Por que fazer um projeto de diagnóstico?

Que atire a primeira pedra a empresa que nunca investiu num software que prometia resolver todos os seus problemas e, após um árduo período de implantação, pouco ou nada mudou. MRPs, ERPs, APSs podem sim fazer maravilhas, mas antes de tudo é importante pôr os pés no chão, levantar quais são os problemas enfrentados pelas diversas áreas de uma empresa e entender quais deles já foram incorporados à (ou advém da) própria cultura do negócio. A quebra de certos paradigmas assumidos internamente pode ser necessária, ou qualquer software adotado apenas sistematizará as falhas existentes.

Embora muito mais baratos que a aquisição de um software, projetos de diagnóstico da cadeia logística não são tão valorizados, talvez por não prometerem milagres ou por não contarem com equipes de venda tão sedutoras. Fico pensando que talvez seja porque quando propomos um projeto deste tipo, não é fácil quantificar ou ilustrar para o empresário quais serão seus benefícios diretos.

Fonte: iCognitive

De fato, um projeto de diagnóstico normalmente parte de uma suposição da própria empresa sobre qual é o maior obstáculo ou desafio de sua cadeia, por isso pode parecer que a entrega final será apenas a documentação embasada daquilo que a organização já sabe. Durante a coleta e análise de dados para avaliar esta suposição, porém, podem surgir outras hipóteses e não é incomum que o rumo do projeto seja alterado. Por exemplo, recentemente fizemos um projeto em que a organização estava preocupada com a gestão de sua frota e com a operação de um Centro de Distribuição, mas logo no início do projeto notamos que a gestão de estoques era o maior empecilho para seu crescimento saudável. Na primeira entrega parcial do projeto, então, redefinimos o escopo previamente acordado, alinhamos expectativas e partimos para uma segunda coleta de dados. Ainda que isto não aconteça, ou seja, que as hipóteses iniciais sejam confirmadas ao longo do projeto, ao fim de um projeto de diagnóstico nós mapeamos as oportunidades de melhoria, ponderadas de acordo com suas prioridades, e podemos, inclusive, indicar a compra de um programa de prateleira ou feito sob medida para atender às especificidades da companhia.

Acha que sua empresa pode se beneficiar de um projeto como esse? Fale com a gente!

#diagnóstico #supplychain

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