Visualização de dados na cadeia - o que de fato agrega valor

Rastrear entregas em tempo real parece um sonho para qualquer profissional da cadeia de suprimentos. Mas será que é a velocidade na disponibilidade dos dados o que mais agrega valor quando se trata de informação?

Em 2015, pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) fizeram uma pesquisa com 160 profissionais de logística e apuraram que apenas 20% dos entrevistados estavam satisfeitos com a visibilidade de dados de suas empresas. Uma das principais queixas foi a falta de acurácia em dados recebidos em tempo real, já que, em alguns casos, ajustes também são feitos em tempo real e atrapalham a confiabilidade da informação. Além disso, a redução de custos de mão de obra foi o único benefício percebido diretamente com visualização de dados em tempo real. Ou seja, são necessários menos funcionários uma vez automatizada a coleta e gestão dos dados. Os entrevistados não associaram a essa visão nenhum benefício de melhoria na operação como redução de custos logísticos ou mudança na seleção de fornecedores.

Para as empresas, o maior ganho da visualização de dados vem da sua utilização de forma estratégica para melhorar a gestão e as políticas aplicadas em sua cadeia. Um varejista entrevistado, por exemplo, com uma ferramenta que otimizava o diagnóstico da sua cadeia foi capaz de fazer ajustes quadrimestrais que quase dobraram sua performance.

Os maiores ganhos para as empresas não vêm da visualização em tempo real, e sim, de uma visão orientada a análise. Assim, elas podem quantificar continuamente os gaps na cadeia e agir para dimnuí-los. Mais precisamente, as empresas devem optar por ferramentas de diagnóstico e análise que transformem dados em melhorias estruturais.

Quer saber mais sobre ferramentas de análise para tomadas de decisão que quantificam suas perdas e ganhos?

Entre em contato com conosco em: contato@genoads.com.br

Fonte: http://supplychainmit.com/2016/06/23/putting-a-value-on-visibility/

#visibilidadededados #custoslogísticos #cadeiadesuprimentos

Categorias
Posts recentes
Arquivo
 
Telefone: (11) 3032 - 6742      contato@genoads.com.br      Rua Álvaro Anes, 46, Pinheiros, São Paulo - SP