Nova regulamentação para pesagem e manuseio de contêineres impõe replanejamento operacional

A partir do dia 1º de julho de 2016 começam a vigorar as novas regras SOLAS (Safety of Life at Sea) estabelecidas pela IMO (International Maritime Organization), sob o título “SOLAS REGULATION – CONTAINER WEIGHING”.

Tais regras exigirão a verificação do peso de todos os containers carregados, antes dos mesmos serem içados aos navios. Isto porque, containers carregados e com pesos mal aferidos podem originar um plano de carga do navio inadequado, colocando em risco a embarcação e seus tripulantes.

Para os terminais de containers brasileiros isso trará inúmeras consequências à operação em terra. Atualmente, a operação padrão é de pesagem de apenas uma amostragem dos containers carregados para verificação de valores informados de peso. Esta mudança, se de fato entrar em vigor, exigirá que a maioria dos terminais redimensionem muitas de suas operações, atentando-se a:

  • Replanejamento dos fluxos internos;

  • Redimensionamento do número de recursos balanças;

  • Gerenciamento de possíveis filas internas;

  • Redimensionamento do número de caminhões por terno;

  • Possíveis adaptações de bolsões internos, entre outros fatores.

Para realizar essas avaliações, modelos de simulação são as melhores ferramentas disponíveis para o operador portuário. Através da simulação, pode-se inferir diversas consequências das novas práticas operacionais exigidas pela IMO.

Nesse sentido, em 2016 a Genoa desenvolveu um modelo de simulação para terminais de containers para avaliar a viabilidade técnica-financeira de intervenções e obras nos empreendimentos. O objetivo principal é dimensionar a capacidade máxima de movimentação de terminais, simultaneamente à determinação de seu nível de serviço oferecido aos usuários de diferentes tipos. O modelo identifica as restrições e gargalos operacionais, propondo novos dimensionamentos aos equipamentos internos de movimentação e indicando necessidade de melhoria em diversos processos operacionais dos terminais.

O texto completo das regulações SOLAS pode ser encontrado aqui: link

As orientações para aplicação da regulação podem ser acessadas aqui: link

Fonte: http://www.worldshipping.org/industry-issues/safety/cargo-weight

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