ARTESP publica edital de licitação de cinco aeroportos paulistas

Licitação será realizada no dia 26 de julho e prevê financiamento pelo programa estadual Desenvolve SP de até 50% da outorga fixa e R$ 20 milhões para investimentos.

O edital de concessão do lote de cinco aeroportos regionais paulistas foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de hoje. A companhia prevê a concessão dos aeroportos Antônio Ribeiro Noronha Jr. (Itanhaém), Gastão Madeira (Ubatuba), Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí), Campo dos Amarais (Campinas) e Arthur Siqueira (Bragança Paulista). Os envelopes com as propostasdos participantes deverão ser entregues no dia 26 de julho. A íntegra do edital também pode ser consultada no portal da ARTESP.

A Genoa possui expertise em simulação, inclusive de aeroportos e, apesar do edital não exigir, ressaltamos a importância de testar o projeto exaustivamente em ambientes computacionais para evitar falhas de projeto que seriam evidenciadas apenas durante a operação, como, por exemplo, o sub-dimensionamento da interligação de metrô entre as estações Paulista e Consolação que obrigará ao Estado construir um novo tunel e causando imensos prejuízos financeiros que poderiam ser evitados.

Conforme anunciado, os interessados em participar da licitação podem contar com uma linha de financiamento específica para a concessão deste lote de cinco aeroportos. O financiamento é oferecido pela Agência de Fomento do Estado de São Paulo, a Desenvolve SP, que prestará suporte financeiro para o pagamento de até 50% da outorga fixa, sendo a oferta mínima de R$ 9,98 milhões e para a cobertura de até R$ 20 milhões dos investimentos. As condições de elegibilidade e de financiamento estarão disponíveis e detalhadas no site www.desenvolvesp.com.br. Atualmente, esses cinco aeroportos são administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). Todos são vocacionados primordialmente para o desenvolvimento da aviação geral, com foco na aviação executiva e táxi-aereo.

O investimento mínimo ao longo de 30 anos de concessão será de R$ 90,1 milhões, dos quais R$ 32,4 milhões serão concentrados nos quatro primeiros anos. Desse montante geral estão previstos R$ 15,18 milhões no aeroporto de Itanhaém, R$ 19,68 milhões em Jundiaí, R$ 10,14 milhões em Bragança Paulista, R$ 17,57 em Ubatuba e R$ 27,50 milhões em Campinas (Campo dos Amarais).

As obras previstas para os aeroportos contemplam, por exemplo, melhorias nos sistemas de pistas, pátios e sinalização, como também reformas nos terminais de passageiros e ampliações na infra estrutura de hangares. Além de investimentos em obras, a concessão do lote de cinco aeroportos englobaainda a adequação, operação, equipagem e manutenção dos equipamentos.

O critério de julgamento das propostas será o de maior oferta de outorga fixa. Poderão participar da licitação empresas brasileiras e estrangeiras que, isoladamente ou em forma de consórcio atendam aos requisitos mínimos expressos no edital.

A modelagem financeira prevê a remuneração da concessionária por meio de tarifas das atividades aeroportuárias, definidas pela ANAC (AgênciaNacional da Aviação Civil), e a exploração econômica de infra estrutura aeroportuária (hangares e outros serviços disponibilizados). Não há limite de participantes para os consórcios interessados na licitação. Os profissionais terão que comprovar qualificação em gestão, operação, manutenção e segurança aeroportuária, com experiência em aeródromos de aviação geral ou comercial com movimentação mínima de 60 mil aeronaves por ano.

A concessão representa um potencial de crescimento para as regiões onde os aeroportos estão situados, com a geração de novos negócios epostos de trabalho. O ganho operacional com a ampliação de investimentos na infraestrutura aeroportuária e nos serviços beneficiarão os usuários dos aeródromos.

Sobre os aeroportosque serão concedidos:

  • O Aeroporto Estadual Campo do Amarais (Campinas) opera com aviação geral (executiva e táxi aéreo). Possui pista de 1.650 m, terminal de passageiros com 230 m² de estacionamento com capacidade para 50 veículos. Está localizado a oito quilômetros do centro da cidade. Em 2015, foram registrados 9.753 passageiros e 49.385 aeronaves.

  • O Aeroporto Estadual Artur Siqueira (Bragança Paulista) possui pista de 1.200 m, terminal depassageiros com 225 m², além de estacionamento para 76 veículos.O aeroporto, que está localizado a três quilômetros do centro da cidade, atende as demandas de voos executivos. Movimentou, em 2015, 36.624 passageiros e 37.121 aeronaves.

  • O Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí) apresenta pista com 1.400 m, terminal de passageiros com 500 m² e estacionamento para 50 veículos. São sete quilômetros de distância do centro de Jundiaí. As operações são de voos executivos, sendo que, em 2015, recebeu 11.674 passageiros e 81.211 aeronaves.

  • O Aeroporto Estadual Antônio Ribeiro Nogueira Jr. (Itanhaém) possui pista de 1.350 m, terminalde passageiros com 1.560 m² (500 m² do Daesp e 1060 m² da base da Petrobrás) e estacionamento para 50 veículos. Está localizado a três quilômetros docentro da cidade. No ano passado, recebeu 14.379 passageiros e 15.044 aeronaves.

  • O Aeroporto Estadual Gastão Madeira (Ubatuba) recebeu, de janeiro a dezembro de 2015, 3.260 passageiros e 3.446 aeronaves. A pista doaeródromo possui 940 m, terminal de passageiros com 70 m² e estacionamento para 15 veículos.

Confira o exemplo de um modelo de simulação de um terminal de passageiros:

Fontes: Assessoria de imprensa - Artesp http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,estado-planeja-novo-tunel-para-ligar-estacoes-na-regiao-da-paulista,10000020458

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