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Antes da existência de terminais especializados na movimentação de veículos no Porto de Santos, as operações de embarque de automóveis eram realizadas somente no cais do Saboó, em pátio de dimensões limitadas que também embarcava granéis. Consequentemente, a eficiência da operação...
O estuário santista abriga o mais importante complexo industrial costeiro do País, o Complexo Industrial de Cubatão, um conjunto de mais de 300 indústrias. A importância da área dá-se, ainda, pela presença do Porto de Santos, no médio e baixo estuário...
O rio Madeira, um dos principais rios da Região Amazônica, banha os estados do Amazonas e Rondônia. Sua bacia, que se estende pelo Brasil (42%), Bolívia (51%) e Peru (7%), cobre uma área de 1.324.727 km². Graças à sua posição estratégica, a hidrovia Madeira-Amazonas é de alta relevância para o comércio exterior brasileiro...
A Genoa realizou um estudo preliminar de avaliação das condições físicas de navegação na região do contorno da Ilha de Marajó, incluindo o dimensionamento da frota para transporte de minério entre Santana (AP) e Vila do Conde (PA). Os portos de Santana (AP) e Vila do Conde (PA) apresentam elevada...
A implementação de novos negócios de navegação envolve a avaliação de fatores físicos, econômicos e logísticos, da região em loco, que tendem a condicionar o desenvolvimento das operações e o resultado obtido pelo novo negócio. Além disso, o ciclo de um novo negócio tende...
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