>
>
>
Dimensionamento de frota e análise de capacidade para transporte de minério
A Genoa realizou um estudo preliminar de avaliação das condições físicas de navegação na região do contorno da Ilha de Marajó, incluindo o dimensionamento da frota para transporte de minério entre Santana (AP) e Vila do Conde (PA). Os portos de Santana (AP) e Vila do Conde (PA) apresentam elevada relevância logística no contexto nacional, sendo o último fundamental para o escoamento dos produtos das Regiões Centro-Oeste e Norte brasileiras para os mercados consumidores internacionais.
O estudo proposto contemplou a operação de um sistema de transporte de minério, com demanda estimada da ordem de 7 milhões de toneladas/ano (MTPA), com duas possibilidades de rota: navegação na face norte (externa) e na face sul (interna) da ilha de Marajó. A Genoa, com apoio de um modelo simplificado de simulação das operações nos
portos, avaliou a viabilidade técnica e operacional das alternativas logísticas apresentadas, considerando as restrições físicas de navegação nas duas faces da ilha.
Detalhes
Área
Transportes, Infraestrutura
Setor
Agronegócio
Método
Analytics e Simulação
Local
Brasil

Ainda, a Genoa propôs layouts para as embarcações-tipo, tanto para a alternativa fluvial quanto para a opção marítima, entregando aos clientes:
-
caracterização física apurada das condições de navegabilidade das faces da ilha;
-
avaliação técnica e econômica da realização de transbordo em alto mar com sincronização de frotas;
-
avaliação de custos da operação de cada alternativa;
-
dimensionamento dos comboios fluviais empregados;
-
projeto das Embarcações-Tipo fluvial e marítima;
-
proposição de maquinário mínimo a ser instalado tanto nos portos de Santana e Vila do Conde, que garantam a viabilidade da operação;