>
>
>
Sistema genérico de simualção portuária
Desenvolvimento de sistema genérico de simulação para operações portuárias
Em parceria com a FAPESP, o objetivo do projeto é desenvolver de um sistema genérico para simulação de operação portuária. Caracterizado principalmente por seu potencial de customização e pela disponibilização de um ambiente com ferramentas apropriadas para a representação da operação de qualquer terminal, o sistema proposto permite a elaboração de análises flexíveis considerando as características particulares de cada porto – seus equipamentos, layout, dimensionamento, restrições físicas, etc.
O sistema proposto será estruturado em um serviço na nuvem do tipo SaaS (Software as a Service), que permita acesso aos operadores portuários de qualquer ponto do planeta conectado a internet, sendo executado via cloud computing (nuvem computacional de dados).
Justificativa:
O desenvolvimento de modelos de simulação individualizados para cada sistema portuário tende a consumir tempo e recursos valiosos para o seu desenvolvimento, principalmente pela complexidade de cada operações e nível de detalhamento exigido para garantir sua representatividade.
Essa dinâmica de desenvolvimento de modelos individuais impossibilita o reaproveitamento de lógicas, premissas e elementos similares entre os modelos. O resultado disso não se limita apenas a necessidade de recodificação dos modelos, mas impacta também em uma revisão de todo o ciclo de desenvolvimento do projeto. Pequenas mudanças nas lógicas operacionais de cada sistema por exemplo, acarreta na revisão completa do modelo desenvolvido. Isso significa custo adicional de desenvolvimento, reduzindo a atratividade da metodologia de simulação como ferramenta de tomada de decisão.
Objetivo:
Assim, o objetivo deste projeto envolve o desenvolvimento de um modelo genérico de simulação portuária, que deve ser capaz de:
-
Representar, para uma classe de terminais, as operações costumeiramente encontradas nas instalações portuárias no Brasil;
-
Permitir a análise das condições atuais e futuras de operações dos terminais portuários, identificando gargalos operacionais, demandas por novos investimentos, alternativas operacionais, etc.
-
Proporcionar a avaliação, para cada alternativa estudada e em cada etapa de implantação, das necessidades de estocagem dos diferentes produtos envolvidos;
-
Representar nos cenários simulados as condições operacionais decorrentes do ambiente, tais como mau tempo, marés, canais de acesso etc., bem como de paralisações operacionais de manutenção preventiva ou corretiva.